Compliant with EN 50155 OT1 and EN 50121-3-2 EMC standards
Rugged M12 connectors suitable for harsh, industrial environments
1 x Mini PCIe, 1 x M.2 (E-key), 1 x M.2 (M-key) and 1 x M.2 (B-key) for easy expansion
Bundled with Linux Ubuntu 20.04 operating system
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O que é o padrão de conformidade ferroviária EN50155?
E sua importância para computadores ferroviários
Por que os computadores industriais em veículos têm certificação ferroviária EN50155?
Uma certificação ferroviária EN50155 prova que o computador foi rigorosamente testado e aprovado para instalação de material circulante e implantações ferroviárias.
À medida que os veículos ferroviários se tornam mais avançados e inteligentes, há uma demanda por computadores robustos que possam: resistir a ambientes externos e condições ferroviárias adversas, operar de forma confiável por longos períodos de tempo sem manutenção, conectar perfeitamente vários dispositivos e sensores IoT e fornecer os recursos necessários. poder de computação necessário para acionar todos os componentes de IoT.
Os computadores ferroviários e outros equipamentos eletrónicos devem ser validados e aprovados pela EN50155 para serem instalados no material circulante.
Os computadores no veículo são desenvolvidos especificamente para serem instalados em aplicativos móveis, como ferrovias, ônibus de transporte público e muito mais, porque podem suportar todos os recursos necessários.
O que é o padrão de conformidade ferroviária EN50155?
EN50155 é uma norma rigorosa de conformidade ferroviária para todos os equipamentos eletrónicos que estão a ser instalados em material circulante (ou veículo ferroviário).
O equipamento é submetido a vários exames de desempenho, testes de desempenho e isolamento, que determinam a confiabilidade de operação, projeto e construção do equipamento.
Isto garante que todos os equipamentos a bordo do material circulante sejam certificados como “equipamentos competentes e confiáveis” que não requerem manutenção e possam operar perfeitamente até o final do seu ciclo de vida.
Este procedimento e norma permitem que os trabalhadores ferroviários operem o material circulante com confiança, sem terem de se preocupar com a integridade e manutenção dos equipamentos eletrónicos e, em vez disso, orientem o seu foco para tarefas mais cruciais que têm em mãos.
EN50155 Testes de Desempenho e Isolamento
Como os equipamentos eletrônicos, especialmente os computadores, são sensíveis a vibrações e problemas de tensão, onde ocorrem frequentemente mau funcionamento, a EN50155 exige que todos os computadores permaneçam funcionais após vários testes de desempenho e isolamento.
Esses testes são realizados para garantir que o equipamento eletrônico possa suportar todas as condições adversas que o material circulante enfrenta.
Aqui está a lista de todos os testes, alguns opcionais, que o equipamento será submetido:
Testes de desempenho: resfriamento, calor seco, calor úmido, sobretensão, surtos (descarga eletrostática e suscetibilidade a explosões transitórias) e testes de interferência de rádio
Testes de isolamento: névoa salina, vibração, choque, colisão, estanqueidade, triagem de estresse do equipamento e testes de armazenamento em baixa temperatura
Choque e Vibração
O equipamento deve ser concebido para resistir aos choques e vibrações gerados pelo material circulante.
A eletrônica tradicional é sensível a este elemento e suscetível a danos internos se sofrer estresse vibracional.
EN 50155 refere-se ao padrão EN 61373 para fornecer confiança de que o equipamento é capaz de suportar vibrações, choques e impactos sem deterioração ou mau funcionamento durante seu ciclo de vida.
O projeto do equipamento também é inspecionado para garantir que a arquitetura tenha as fixações adequadas e os suportes antivibração sejam colocados de acordo.
Temperatura de operação
EN50155 define uma ampla faixa de temperatura operacional de –25 a 70°C.
A maioria dos computadores não seria capaz de suportar temperaturas tão altas sem um ventilador, no entanto, para solidificar um formato robusto, a maioria dos computadores industriais são resfriados passivamente com um gabinete reforçado que atua como um dissipador de calor para retirar o calor do interior e dissipá-lo no ar circundante.
Isto garante que todos os equipamentos sejam capazes de operar sem falhas em quaisquer condições térmicas, sejam elas frias ou quentes.
Compatibilidade da fonte de alimentação
Os equipamentos eletrônicos devem ser capazes de receber diversas fontes de tensão nas faixas (24, 48, 72, 96 e 110 VCC) e ser protegidos contra sobretensões e surtos que possam ocorrer durante implantações ferroviárias.
Além disso, é necessário que o equipamento permaneça operacional caso haja interrupções de energia de 10ms.
Normalmente, os computadores usam conversores de 9-48 V, 18-72 V e 40-110 V para permitir compatibilidade com ampla faixa de tensão.
O computador de bordo do Premio suporta 9V-48V e 48-110V para ampla compatibilidade de entrada de energia.
Interferência eletromagnética
Assim como as características do CAN Bus, os equipamentos eletrônicos devem possuir aspectos de emissões e imunidade de compatibilidade eletromagnética (EMC).
O computador deve ser fechado e não pode emitir nenhuma frequência de rádio, além de ser imune a frequências de rádio externas.
Isso é testado por meio de um teste de suscetibilidade à interferência de radiofrequência (RFI) e atende aos padrões EN 50121-3-2 e EN50121-4 para maior conformidade com EMC.
Isso permite que o equipamento opere dentro dos mesmos compartimentos e não terá nenhuma interferência que possa atrapalhar o desempenho dos componentes eletrônicos ao redor.
CASE da Advantech: Qatar, Metrô de Doha
Construindo Sistema de Informação de Passageiros
com Painel PC Ferroviário da Advantech no Qatar, Metrô de Doha
Depois de afirmar a força da Advantech, a cooperação em projetos ferroviários continua
A Linha Vermelha MRT de Doha, que começa a operar no segundo semestre deste ano, conta agora com mais de mil ARS-P3800 instalados em 75 trens.
O Doha MRT planeja continuar a introduzir este produto em futuras extensões ferroviárias.
A Advantech já construiu com sucesso aplicações ferroviárias em muitos países.
O empreiteiro japonês também adotou produtos ARS quando construiu a extensão da Linha Vermelha MTR de Hong Kong em 2015.
Como tal, eles estão bastante certos da integração de sistemas e das capacidades de P&D da Advantech.
Não só o ARS-P3800 foi selecionado para o projeto do Qatar, mas também se espera que um grande projeto europeu atualmente em negociação utilize produtos Advantech semelhantes.
No futuro, ambas as partes continuarão a cooperar estreitamente em projetos de trânsito ferroviário.